sexta-feira, 23 de julho de 2010

Projeto Projac






Para nós interessados em MODA, leigos ou não, quem nunca passou na cabeça alguma vez na vida conhecer o PROJAC, nunca teve curiosidade de saber onde são gravadas as novelas, e como os cenários são criados, e principalmente o tesouro guardado da CENTRAL GLOBO DE NOVELAS, o espaço do acervo de figurinos de épocas e atuais que nos conquistaram por reproduzir fielmente cada época e estilo. Estão todos lá, guardadinhos, com cheirinhos que contam suas histórias, queria poder ir lá e sentir, tocar cada um deles, queria passar um dia inteirinho só olhando, admirando, ia sair correndo feito uma louca pra dar tempo de ver tudo, são tantos figurinos que em cada novela é usado uma média de 8.000 peças de roupa! Os atores só usam roupa nova. Um vestido usado ontem por uma atriz em uma novela, não pode ser repetido meses depois por outra em Malhação por exemplo. Pra a roupa não acumular, são os figurantes que usam as roupas “vintage”. E a cada 3 anos muitas das peças são doadas pra instituições de caridades ou pra oficinas de teatro. São aproximadamente 250.000 peças no acervo e em circulação pelo Projac.


*** Podiam doar pra mim!!! Façam esta caridade...


"O figurino é tão importante quanto a cenografia"


A caracterização de um personagem é feita 4 meses antes da novela começar, e cada nuance é estudada e passada por um crivo de profissionais até a aprovação final.
No Projac ficam 10 estúdios onde são gravadas novelas, programas de auditório e seriados. Além disso, há cidades cenográficas, fábrica de cenários, casa do BBB, área de confecção de figurinos, prédio de criação e área de pós produção, entre outras coisas. É gigante e lindo, uma área toda florestada de 3,99 milhões de m².

A fonte destas informações sabem de onde tirei? Das próprias blogueiras que foram convidadas para irem conhecer o Projac, e principalmente os estúdios da novela "Ti-ti-ti" ícone da moda, foram 18 meninas, que sortudas hein? Pena que só criei o meu blog ontem... Depois vcs me contam direitinho como foi este dia inesquecível!!!

Enquanto isso vou planejando um meio eficaz de conhecer o Projac, se você tiver alguma dica, me conte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário